Clubes Bíblicos
Motivando gerações para multiplicar discipuladores
Hora Silenciosa

Semana 47 - Quarta-feira

O poder da ressurreição

Texto (tradução - NVI):

Colossenses 1.18
 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Comentário:

“Se Jesus Cristo não é Senhor de tudo, não pode ser Senhor de coisa alguma.” (S. M. Zwemer) O que isso tem a ver com o texto de hoje e o tema da semana? A resposta está implícita em cada descrição do nosso versículo. Dizer que Cristo é o cabeça da Igreja dá a entender, não só que Ele a precedeu no tempo, mas que é quem a trouxe à existência e a governa. Ele a tornou possível por Sua morte e ressurreição e lhe deu vida ao enviar o Espírito Santo. “O princípio dos mortos” diz respeito a Cristo ser o primeiro a ressurgir imortal dentre os mortos, como o modelo para a nossa ressurreição futura (1Co 15.20), e ser a fonte do poder que efetuará a nossa ressurreição. “O primogênito dentre os mortos”, por sua vez, não se trata só de ser o primeiro no tempo, mas também em importância, domínio e autoridade – o sentido jurídico da primogenitura naquele tempo. Finalmente, a “supremacia em tudo” diz respeito à Sua posição em relação à criação. No princípio, Deus designou Adão como o “governante” sobre a criação (Gn 1.28). Adão pecou e entregou esse domínio ao diabo. Por meio de Sua obra, Cristo, o último Adão, derrotou o diabo e retomou as rédeas do universo, tornando-Se digno de receber poder, autoridade e domínio (1Co 15.25; Fp 2.9-11; Ap 11.15).

Mesmo com toda a autoridade do universo, Jesus deseja que nossa obediência seja voluntária. Cabe a você diariamente submeter-se à autoridade dEle, confiando que o amor que tanto fez para o salvar o guiará em santidade e segurança, apesar das provações.

O texto acima foi extraído do Diário de Hora Silenciosa Jovem. Para adquirí-lo, clique aqui.