Clubes Bíblicos
Motivando gerações para multiplicar discipuladores
Perguntas Frequentes

1. O que é o ministério de Clubes Bíblicos da Palavra da Vida?

Clubes Bíblicos é o ministério da Palavra da Vida com a Igreja Local. É um ministério dinâmico de treinamento, discipulado e evangelismo em parceria com igrejas locais, mobilizando gerações para multiplicar discipuladores. Atinge os trabalhos com juniores, adolescentes e jovens, treinando a liderança, dando acompanhamento e disponibilizando os recursos necessários para a realização do ministério com essas faixas etárias.

2. O que devo fazer para implantar o ministério de Clubes Bíblicos em minha Igreja?

Primeiro passo é conversar com a liderança da sua igreja (pastor), pois a parceria deve ser ativado por ela (e). Segundo passo é conhecer nosso termo de compromisso. Terceiro passo é agendar uma visita em sua igreja para apresentar o ministério. Uma vez confirmada a parceria, o quarto passo é agendar um treinamento para a liderança em potencial.

3. Como funciona a parceria?

Uma vez que a igreja decide firmar a parceria com a palavra da vida, a liderança deve ler o termo de compromisso e conhecer a declaração de fé da Palavra da Vida. O pastor deve assinar o termo, enviá-lo ao escritório de Clubes Bíblicos via correio ou email e definir o valor da oferta mensal para o fundo MIL amigos. Em seguida é marcado o treinamento para os líderes e a assim, disponibilizamos todos os recursos para o desenvolvimento do ministério em sua igreja, dando total suporte e auxílio aos líderes. O termo também pode ser assinado no próprio treinamento.

4. Quanto custa para implantar o ministério?

Essa parceria não tem um custo para a igreja, mas sim uma oferta missionária que é definida pela sua liderança. É responsabilidade da igreja parceira definir o valor da oferta mensal para o fundo MIL amigos, visando o princípio de ofertar com alegria e desprendimento de Coríntios.

5. Quanto tempo dura a parceria?

A parceria dura quanto tempo a igreja desejar. O ministério de Clubes Bíblicos oferece um currículo de seis anos para cada faixa etária, visando o tempo em que cada Junior, adolescente e jovem permanece dentro do seu Clube. Quando termina a série de seis anos, o currículo é reformulado.

6. Quais são os materiais que as igrejas parceiras precisam adquirir?

Cada líder precisa adquirir o Manual do Líder, da faixa etária que a igreja irá adotar (junior, adolescente ou jovem) e o Diário de Hora Silenciosa. Cada Junior, adolescente ou jovem precisa adquirir seu próprio Diário de Hora Silenciosa. O Guia de Estudos Bíblicos (currículo de Estudos Bíblicos e programações de cada faixa etária) será enviado em formato PDF, via email, sem nenhum custo adicional.

7. O que é o fundo Mil amigos?

O fundo MIL amigos é o suporte financeiro que viabiliza o ministério de Clubes Bíblicos. As ofertas são direcionadas ao sustento dos missionários de Clubes Bíblicos, produção de material e bolsas para líderes e alvos evangelísticos em nossos eventos. Mil vem de ministério com a igreja local e amigos são aqueles que se envolvem conosco na missão de multiplicar discipuladores.

8. Quantos líderes preciso para iniciar o ministério em minha Igreja?

Para desenvolver a nossa visão que é multiplicar discipuladores, o ideal é um líder para cada seis discípulos. Cada líder terá um grupo pequeno, para que possa conhecer e trabalhar com as necessidades particulares dos seus discípulos. Ajudando-os a chegar à maturidade espiritual e a ganhar a sua geração para Cristo.

9. É obrigatório participar dos eventos?

A participação nos eventos faz parte da responsabilidade da Igreja parceira com o ministério de Clubes Bíblicos, salvo apena as igrejas distantes.

10. Já tivemos o treinamento inicial, e agora, como fazer para começar?

- Defina a equipe.
- Marque uma reunião de planejamento com as reuniões do Clube Bíblico para o ano todo, incluindo os eventos da igreja e de Clubes Bíblicos - Corujão, Conferência Liderem e Acampamento Jovens Comprometidos (adolescentes) ou acampamento Olímpico (juniores).
- Divida as responsabilidades de cada integrante de sua equipe
- Aliste os nomes dos juniores, adolescentes ou jovens da sua igreja.
- Separe-os em grupos pequenos, definindo um líder (de preferência do mesmo sexo) para cada cinco ou seis discípulos. Essa divisão pode ser por idade, afeto ou proximidade geográfica.
- Divulgue o início do ministério na igreja.
- Faça uma reunião com os pais explicando sobre o começo do ministério (propósito, alvos, investimentos). Encoraje os pais a investirem no crescimento espiritual dos seus filhos, ajudando-os em seu momento devocional com Deus, através do Diário de Hora Silenciosa e no incentivo para que seus filhos participem das programações.
-Prepare a primeira reunião bem atrativa e empolgante. Apresente o Diário de Hora Silenciosa de maneira contagiante pois ela é a ferramenta mais valiosa no discipulado.

11. Minha igreja precisa ser parceira para comprar o Diário de Hora Silenciosa?

Não. O Diário de Hora Silenciosa é uma ferramenta devocional disponível para qualquer pessoa, igreja ou instituição.

12. Para qual faixa etária é direcionado o Diário de Hora Silenciosa?

Temos um diário específico para cada faixa etária. A Aventura da Hora Silenciosa para juniores, sendo sua publicação semestral; O Diário de Hora Silenciosa adolescente, com publicação anual e o Diário de Hora Silenciosa jovem, mas indicado para o público adulto também, com publicação anual.

13. Quais são as faixas etárias que o ministério de Clubes alcança?

Juniores (7-12 anos), adolescentes (13-17) e jovens (18 em diante).

14. O que é o acampamento "Jovens Comprometidos"?

É um evento para os adolescentes das igrejas parceiras de Clubes Bíblicos e acontece no mês de Setembro. Tem o propósito de encorajar o adolescente a descobrir, desenvolver e usar seus dons e talentos para servir a Deus em sua igreja local. Durante o acampamento, os adolescentes participam da competição em várias categorias, sendo premiados aqueles que se destacarem.

15. Como posso apoiar esse ministério?

Sendo um pastor ou um líder amigo do ministério. Como? Orando por graça e capacitação na produção do currículo; colaborando com sugestões, ideias; indicando artigos importantes para o público alvo de Clubes Bíblicos; sendo um colaborador na produção do nosso material devocional; ofertando para o nosso Fundo Mil Amigos, pois nossos missionários levantam seu sustento com suas igrejas, amigos e pessoas que estão dispostas a investirem na obra do Senhor.

16. Quantos estudos abrangem o Guia de Estudos Bíblicos?

O guia tem 40 estudos divididos em quatro seções: Valores de Clubes Bíblicos, doutrina bíblica do ano, vida cristã e temas atuais.

17. O que faço no período em que não tem estudos?

Nossa sugestão é que os líderes desenvolvam programações especiais (projeto de férias), com uma equipe reduzida de líderes revezando cada final de semana. Essas programações podem ser passeios, saídas, intercâmbios e etc.

18. O que faço se minha equipe de líderes é muito pequena?

Comunique ao pastor essa necessidade e desafie a igreja como um todo a se envolverem nesta tarefa de evangelizar e discipular juniores, adolescentes e jovens. Desafie os próprios adolescentes e jovens comprometidos com Deus a integrar a sua equipe. Motive e instrua-os para essa tarefa. Desafie os pais de juniores e adolescentes a se envolverem também. Este é um público de muito potencial. Traga pessoas com potencial e ou desejo de apoiar o seu ministério na Conferência "Liderem".