Seminário Bíblico Palavra da Vida
Vivendo na Palavra, visando o mundo
Graduação

Informações gerais

O SEMINÁRIO BÍBLICO PALAVRA DA VIDA APRESENTA GRANDES NOVIDADES EM SEUS CURSOS TEOLÓGICOS

NOVIDADE 1 ::: ESPECIALIZAÇÃO EM ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Os alunos do curso de Bacharel do SBPV, além da ênfase escolhida ao longo do curso (Pastoral, Educação Cristã ou Missões), terão uma nova especialização: ACONSELHAMENTO BÍBLICO. A partir de 2014, atuais alunos do Bacharel, alunos já formados no SBPV e também os formados em outros seminários no Brasil, poderão também cursas a especialização. Informe-se!

 

NOVIDADE 2 ::: CURSO TEOLÓGICO MINISTERIAL AGORA EM 3 ANOS + 1

A partir de 2014, os cursos de Bacharel do SBPV terão quatro anos de duração, sendo três anos residentes mais um ano de estágio.

 

LABORATÓRIOS PRÓPRIOS DE CAPACITAÇÃO

A Organização Palavra da Vida oferece aos alunos do SBPV laboratórios próprios de capacitação, proporcionando uma oportunidade única de aperfeiçoamento para servir em sua igreja local: Ministérios com Famílias, Ministérios com Crianças, Ministério com Adolescentes, Ministério com Jovens, Ministérios Eclesiásticos, Ministérios com terceira idade e Ministérios com Terceiro Setor (Núcleo Assistencial Vinde Meninos - Atibaia e Vale do Jequitinhonha). Com o objetivo de capacitar pastores, missionários, educadores cristãos e líderes para servirem melhor a Deus e à igreja brasileira, o SBPV investe na formação destes cristãos por meio de um currículo de tempo integral.

 

GRADUAÇÃO SBPV

Mantendo, desde sua fundação, a mesma filosofia que é baseada em Esdras 7.10 "Porque Esdras tinha disposto o coração para BUSCAR a lei do Senhor, CUMPRIR e ENSINAR em Israel os seus estatutos e os seus juízos", a graduação do SBPV é estruturada em três setores ESTUDO, VIDA e MINISTÉRIO, que funcionam sob a supervisão do setor ORIENTAÇÃO.

ESTUDO
É o setor responsável pela elaboração e manutenção dos currículos acadêmicos. Tem o objetivo de proporcionar um ensino cada vez mais profundo das Escrituras bem como promover o aprendizado de ferramentas e práticas importantes para atender as necessidades da igreja, organizações cristãs, assim como do campo missionário. Esse setor conta com professores que moram no campus do Seminário e também professores externos.


VIDA
É o setor responsável por assegurar que o aprendizado das Escrituras faça sentido e seja aplicado, primeiramente, na própria vida dos alunos. O curso de tempo integral proporciona convivência intensa nos quartos, durante as refeições, por meio de tarefas manuais em conjunto, práticas esportivas, dentre outras atividades. O intuito é estimular, orientar e avaliar os alunos em sua vida pessoal e na interação com outros, a fim de serem aperfeiçoados na vivência das Escrituras Sagradas e na promoção da glória de Deus.

MINISTÉRIO
A partir do ensino da Palavra e do estímulo para que o aluno a viva intensamente, o SBPV promove ainda o compartilhar deste conteúdo aprendido e da prática dos princípios vivenciados. Aos finais de semana, todos os alunos se envolvem no ministério de igrejas locais em comunidades próximas a Atibaia, auxiliando no que for necessário e sendo acompanhados e moldados pela liderança local.
Além dessas oportunidades de serviço, o SBPV requer que seus alunos cumpram estágios de verão e inverno nos meses de julho e janeiro, a fim de vivenciarem realidades diferentes e conhecerem e atuarem mais profundamente em suas áreas de formação.


ORIENTAÇÃO
Visando o aperfeiçoamento espiritual do aluno, o SBPV proporciona "vida de corpo" e acompanhamento individual. Uma das ferramentas mais eficazes para isso é a divisão do corpo discente em pequenos grupos. Em cada um destes há um número limitado de alunos, pertencentes a diferentes fases do programa acadêmico, que são acompanhados por um casal de orientadores. Estes alunos e orientadores participam juntos de diversas programações da escola: reuniões quinzenais às quintas-feiras, encontros semanais para oração, reuniões divididas por gênero, uma semana inteira de ministério em conjunto, entre outras atividades.

PROJETO ÁQUILA E PRISCILA
Criado em meados da década de 90, o projeto Áquila e Priscila tem o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais direcionado aos alunos casados do SBPV. Além de pequenos grupos específicos aos casais, o programa oferece aulas quinzenas de Lar Cristão e também encontros periódicos com as mulheres. Às famílias com filhos, o SBPV oferece ainda uma estrutura adequada e estudos especiais a fim de melhorar e facilitar a convivência e a educação com base nas Escrituras.

Tendo em vista que o SBPV entende que tanto o marido quanto a esposa são alunos, o programa Esposas em Ministério é um curso moldado para a formação espiritual e ministerial de todas as esposas, embora não de maneira integral como seus maridos.


CORPO DOCENTE
À fim de cumprir sua filosofia, o SBPV possui uma equipe de tempo integral composta por mestres e doutores, qualificada nas suas várias áreas de atuação bem como grandemente envolvida em suas igrejas locais. Além da equipe integral, o Seminário conta com o apoio de professores externos.