Seminário Bíblico Palavra da Vida
Vivendo na Palavra, visando o mundo
Mestrado

Informações gerais

O Mestrado do SBPV é um programa de treinamento avançado de capacitação de pessoas ativas no ministério, para atuarem de maneira ainda mais competente nas áreas de pesquisa, docência bíblico-teológica, exposição bíblica e setores ministeriais de apoio à igreja local. O propósito é formar líderes que pensem teologicamente ou um teólogo com o coração disposto para o ministério.
A filosofia educacional do SBPV defende a confrontação e interação  dos campos cognitivos, afetivos e comportamentais com a verdade, a fim de levar o aluno a um comprometimento completo com as Escrituras.  Uma grande ênfase é dada à reflexão em grupo e aplicação dos conceitos à realidade ministerial imediata, levando-se em conta o perfil e as áreas de interesse dos alunos. Os quatro módulos anuais oferecidos no Campus do SBPV são de estudos  intensivos (manhã, tarde e noite) de segunda a quinta feira, ministrados por professores residentes e convidados, os quais, na sua maioría, já possuem títulos de doutorado e mestrado ou estão com seus cursos em andamento.

Títulos oferecidos:

Mestrado em Teologia e Exposição Bíblica

Estudos do Antigo Testamento e Novo Testamento sem uma especialização de um ou de outro. Esse programa de estudo requer formação teológica a nível de bacharelado e conhecimentos de Hebraico e Grego, bem como de Inglês para leitura, tradução e interpretação de textos teológicos. Duração do programa: 3 anos de módulos presenciais, e mais um ano para escrever o projeto final.

Mestrado em Ministérios Cristãos - Duração: 2 anos de módulos presenciais e mais um ano para escrever o projeto final.


Depoimentos

"Para manter a excelência no ministério de pregação, o que considero essencial e prioritário no trabalho pastoral foi que  escolhi o SBPV. Também por conhecer a sua teologia e saber que prioriza a qualidade do ensino, o que faz dele um dos melhores seminários na área de línguas originais. O fato de manter contato com outras pessoas, que também estão no ministério foi muito enriquecedor. Compartilhamos experiências, tiramos dúvidas e crescemos muito uns com os outros. Isto faz do SBPV  um ótimo lugar para aprender e trocar ideias."
Tiago Abdalla, bacharel em Teologia com ênfase pastoral pelo SBPV em 2006, hoje já com o grau de mestrado em Teologia e Exposição no Antigo Testamento pela mesma instituição. Desde 2007 está à frente da Igreja Batista Nova Esperança, no bairro do Tucuruvi, São Paulo.

"Fiz uma extensa pesquisa antes de iniciar o curso, pois procurava uma instituição que focasse no estudo com base no texto bíblico. Para minha surpresa não foi tão fácil encontrar, pois em muitos lugares há mais ênfase em discussões contemporâneas do que propriamente na Bíblia. Aqui, eu encontrei professores que mantém a espinha dorsal do ensino na suficiência das Escrituras e em sua supremacia e tenho gostado muito do que tenho aprendido. No início, não imaginava que aproveitaria tanto a interação existente entre os diversos alunos do curso, mas hoje posso dizer que desenvolvi boas amizades com pessoas com quem compartilho dificuldades, aprendo com diversas experiências e me identifico com lutas semelhantes."
Wdson Ney, bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em 2004 e, atualmente, cursa o mestrado em Teologia do Novo Testamento pelo SBPV. Trabalha como editor de publicações evangélicas da ICPB, Igreja de Cristo Pentecostal do Brasil.

"Tenho um contato estreito com o SBPV por conta de um casal de professores que são nossos amigos. Por causa das demandas ministeriais e da complexidade do trabalho pastoral, percebi que seria ideal participar de um mestrado voltado para questões ministeriais. Tenho o privilégio de minha esposa estudar comigo, o que possibilita passarmos tempo juntos fazendo trabalhos, conversando sobre a aula, além de saber que ela também estará mais bem capacitada para me auxiliar na igreja. No entanto, antes de se tornar uma ferramenta útil na obra do Senhor, todo o conhecimento que estamos recebendo aqui tem servido para nossa edificação pessoal, e é isso o que mais nos gratifica"
Wilson Roberto Ávilla e Sirley N.Coelho Ávilla cursam o mestrado em Ministério e estão à frente do trabalho pastoral da igreja Batista Nova Jerusalém, em Santos, desde 2004. Wilson tem formação inicial em música e direito e Sirlei na área de estudos sociais, casaram-se em 1985 e têm dois filhos, Lilian Rachel Wiiliam.